20/11/2017

Futuro de João Pessoa será debatido em fórum na próxima terça (21)

Evento é gratuito e acontece no Sinduscon-JP

Por Bárbara Wanderley

A população de João Pessoa está convocada para participar do futuro da cidade. Essa é a proposta do fórum “O futuro da minha cidade” projeto nacional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Na capital paraibana o evento será realizado na próxima terça-feira (21), às 18h, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://bit.ly/minhacidadejpa.

“É uma provocação aos moradores de João Pessoa para pensar em como a cidade está caminhando e como será a vida nela daqui a 30, 40 anos”, disse a arquiteta Marcella Arruda, que pesquisa a noção de comunidade e empoderamento dos habitantes na construção das cidades. Ela, que será uma das palestrantes do evento, é a coordenadora de Projetos do Instituto A Cidade Precisa de Você e já desenvolveu várias ações colaborativas de intervenção urbana em São Paulo.

Segundo Marcella, a ideia é mostrar experiências exitosas, exemplos de como o cidadão pode ser protagonista da transformação da sua cidade, montando um plano que consiga vencer a descontinuidade política. Até o momento, o fórum já passou por mais de 20 cidades.

A arquiteta contou que chegará a João Pessoa alguns dias antes do evento, para que possa conhecer a cidade, projetos que já estejam sendo desenvolvidos e pessoas que trabalham nessa mesma linha. “A intenção é fortalecer iniciativas que já existam”, comentou.

Além de Marcella, também fará palestra o ex-secretário de Planejamento do Paraná, Sílvio Barros, que foi destaque nacional como Prefeito Inovador de Maringá, premiado pelo Sebrae por diversas iniciativas nas áreas socioambiental, econômica, e de atendimento ao cidadão, sendo o primeiro a implantar a Academia da Terceira Idade. Atualmente, ele é diretor presidente da Solução Consultoria. O debate de ideias ocorrerá após as palestras.