Comunicação

27/11/2017

ANÁLISE TRIDIMENSIONAL DE CUSTOS - ATC

Apresentação de ferramenta para incrementar a precisão da análise de custos através da avaliação da influência da tridimensionalidade dos empreendimentos imobiliários ainda na fase de ante-projeto arquitetônico

Apresentação do Estudo: ANÁLISE TRIDIMENSIONAL DO CUSTO - Ferramenta para incrementar a precisão da análise de custos e avaliar a influência da volumetria ainda na fase de ante-projeto arquitetônico.

 Responsável pelo Estudo: 

JOSÉ DIEGO FORMIGA DANTAS Bacharel em Engenharia Civil pela UFPB. Certificado como Gest r de Projetos pela HOMOSAPIENS Escola de Planejamento. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela UFPB. Professor de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil das FIP. Professor de Pós Graduação na área de Gerenciamento de Projetos. Coordenador do Curso de Engenharia Civil das FIP. Gestor na Construtora Original Ltda. Público Alvo: Sócios/Diretores de incorporadoras e construtoras. Analistas de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos imobiliários Engenheiros civis e arquitetos.

Resumo do Estudo: PERGUNTA CHAVE: Como e em que momento os custos são avaliados na análise de viabilidade financeira dos seus empreendimentos? 

De forma geral, um estudo de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos imobiliários baseia-se em dois pilares: custos e vendas. Ao longo dos últimos anos, percebe-se uma evolução significativa, por parte das construtoras e incorporadoras, na análise do potencial de vendas de seus empreendimentos imobiliários. Índice de velocidade de vendas; Controle de Estoques; Quantidade de lançamentos e Estudo do perfil consumidor foram algumas das ferramentas trazidas para o dia-a-dia das empresas. Entretanto, esta evolução não ocorreu na análise prévia do custo da obra. Desde 1964 utiliza-se o CUB e isto está ligado à dificuldade de estimar com confiabilidade os custos finais de um empreendimento imobiliário no início do desenvolvimento do projeto. Assim, o estudo buscou quantificar a influência no custo dos parâmetros tridimensionais de uma edificação, ainda na fase de anteprojeto, oferecendo um suporte a mudanças que otimizem o retorno financeiro do empreendimento.

©2013. Todos os Direitos Reservados - v1.1.60