07/12/2017

Empresa apresenta ao mercado soluções de regularização de imóveis

No auditório do Sinduscon-JP, a HD Prime promove coquetel para construtores e corretores imobiliários

A Paraíba ganhou uma empresa que se propõe a regularizar os imóveis liquidados e não transferidos para o nome do proprietário, que não escriturou o bem para o seu próprio nome. A HD Prime é uma sociedade entre Hugo Malta, da Realiza Imóveis; Marcone Cavalcanti (diretor administrativo), Cristiano Aguiar (diretor financeiro) e Dagnaldo Siqueira (financeiro comercial) que identificou esse nicho de mercado pois, segundo eles, no estado, mais da metade dos imóveis não são registrados em cartório.

A nova empresa fez parceria com bancos e cartórios, assim como com algumas construtoras para fazer o trabalho de legalização da casa, terreno ou apartamento. O proprietário pode ter acesso ao crédito bancário para financiar toda a documentação necessária, desde o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Intervivos), do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), e a escritura do imóvel.

Segundo Malta, na própria empresa ele tem 2.300 lotes quitados e não transferidos pelos proprietários. Ele explicou que cerca de 50% dos imóveis na Paraíba não estão legalizados, ou seja, com registrados em cartório e com a escritura em mãos do proprietário. “Muita gente pensa que porque pagou, quitou e tem os recibos, está tudo resolvido e não é assim. Se a construtora falir, o imóvel que ainda está no nome da construtora pode ser usado em ações trabalhistas”, alerta o empresário.

Já do lado das empresas, há problemas decorrentes do atraso de impostos por parte dos compradores, o que dificulta, às vezes, o licenciamento de novos projetos. Para o presidente do Sinduscon-JP, o serviço é muito bom para as construtoras, pois vem solucionar um problema que existe no mercado, de fato.