30/04/2018

Palestra: BNDES mais perto de você

Foto: Super Mídia BNDS BNDS

O vice-presidente da FIEPB, José William Montenegro Leal fez a abertura da palestra BNDES mais perto de você, que teve a presença de 117 empresários, no Teatro Armando Monteiro Neto, na sede da FIEP, em João Pessoa, no dia 11 deste mês. O objetivo foi divulgar todas as modalidades de linhas de crédito que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico tem disponíveis para as micros, pequenas e médias empresas, no que se refere ao crédito para projetos, financiamento de equipamentos e para capital de giro. Ele realçou a facilidade que é a existência do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), na própria Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, o que melhora o acesso ao BNDES.

Eliezer Cordeiro, do Departamento Regional Nordeste, em Recife abordou as linhas de financiamento e novas oportunidades de negócios para micro, pequenas e médias empresas/indústrias para os empresários e empreendedores. Segundo ele, a Paraíba tem uma demanda de crédito junto ao banco relativamente baixa e tem capacidade para buscar mais recursos. “É um pouco de desconhecimento das condições do financiamento. De modo geral, o produto mais usado é o BNDES Giro, e, na Paraíba, a maior demanda é por financiamento de máquinas e equipamentos”.

Na explanação dos produtos BNDES, Rodrigo Aguiar, também da Regional Nordeste, esclareceu as possibilidades de atendimento eficiente às empresas que estejam preparadas de forma documental e estrutural para agilizar as transações bancárias. Questionado sobre a demora de liberação dos recursos, o técnico disse que o modelo de financiamento que o BNDES consegue emprestar às microempresas é através das operações indiretas, responsável por cerca de 50% das operações. O repasse é feito para mais de 60 bancos do país, que fazem a análise cadastral, de risco e de viabilidade econômico financeira dos projetos das micros, pequenas e médias empresas. “Tem-se trabalhado muito para resolver a dificuldade dos empresários em acessar os recursos através das operações indiretas dos agentes financeiros, com ações como essa palestra para prover de informações os empresários, para que cheguem na rede bancária com todas as informações necessárias para que agilizem o processo”.

Ele disse também que existe o aplicativo APP BNDES PME, que pode ser baixado no celular do cliente e a partir dele se sabe o estágio em que está a proposta. Há também, na página eletrônica do banco o Canal do Desenvolvedor, no qual o interessado coloca a necessidade, o CNPJ, e a partir daí o sistema dispara para toda a rede credenciada, dando agilidade ao processo. Além disso têm sido feitos seminários de crédito, com próprios agentes financeiros em parceria com o Sebrae e existe a possibilidade de palestras específicas, sob demanda ao setor no banco