30/07/2018

III Fórum Inovar & Construir: Professores da UFPB e do IFPB debaterão as novas tecnologias Normando Perazzo, Rogério Krüppel e Gibson Meira discutirão sobre novos materiais, energia solar e durabilidade de estruturas de concreto armado

O crescente uso do gás canalizado é uma tendência que se confirma nos condomínios, shoppings, bares, restaurantes e indústrias. As placas de energia solar ocupam cada vez mais espaço nos tetos dos edifícios seja para o aquecimento da água ou para geração de energia fotovoltaica que alimenta as áreas comuns. A resistência e a durabilidade das estruturas de concreto armado das edificações numa cidade praiana com influência da salinidade são uma preocupação constante.

Esses temas serão apresentados e debatidos no III Fórum Inovar& Construir: Tendências Tecnológicas da Construção Civil, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto próximo. O engenheiro Alairson Gonçalves Filho, da PBGÁS falará sobre os usos diversos do gás canalizado. O presidente da Comissão de Materiais da CBIC, Dyonizio KLavdianos, também engenheiro civil, falará sobre as tendências de inovação tecnológica na construção civil e os novos materiais. Caberá ao professor Normando Perazzo, da UFPB e do Laboratório de Materiais, debater esta temática.

O evento técnico organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) trará à João Pessoa o professor Enio Pazini Figueiredo (UFG) que falará sobre projetos para a durabilidade das estruturas de concreto armado, tendo como debatedor o professor Gibson Meira (IFPB).

O economista Daniel Lima enfocará as oportunidades crescente do mercado da energia solar. Ele terá como debatedor o professor Rogério Krüpper, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB. As Inscrições podem ser feitas pela internet, na página eletrônica www.inovareconstruir.com.br que traz a programação, o perfil dos palestrantes e debates, o horário, e os valores da inscrição.

O fórum no Centro Cultural Ariano Suassuna também terá palestras sobre o uso da tecnologia BIM na elaboração de projetos e execução de obras, pois recentemente um decreto federal estabeleceu que os projetos de obras públicas devem ser planejados e executados com o uso de plataforma.

Na abertura solene haverá palestra do cientista político Leonardo Barreto sobre os cenários político, social e econômico nacionais. Entre os palestrantes estão o engenheiro Evandro César Ferreira, que falará sobre como as novas tecnologias do cotidiano estão interferindo no projeto de um empreendimento. E, está confirmado o engenheiro civil Ricardo Lombardi Junior, integrante do Grupo Parede de Concreto da ABCP.

O Sinduscon-JP, em parceria com o Sebrae/PB e a Supermidia Comunicação/ Revista EDIFICAR, para realizar o evento tem o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), da Cerâmica Elizabeth, da Cooperativa da Construção Civil (Coopcon), da PBGAS, do CREA-PB e do CRECI-PB.

Serviço:

III Fórum Inovar & Construir – Tendências Tecnológicas da Construção Civil

Data: 8 e 9 de agosto

Local: Centro Cultural Ariano

Inscrições: www.inovareconstruir.com.br

Mais informações: Sinduscon/JP – (83) 3244-8655

Valores:

Estudante: R$ 150,00

Associado: R$ 200,00

Não associado: R$ 250,00

20% de descontos para profissionais que estejam em dia com o CREA-PB e CAU-PB.