O que é o CUB?

Custo Unitário Básico

Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país,tendo a finalidade de determinar o custo global da obra através de um conjunto de projetos-padrão e de lote de insumos básicos, processos de cálculo, resultando na criação do CUB/m².

Em fevereiro, entrou em vigor a nova NBR 12.721:2006, que regulamenta o cálculo e a divulgação do Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²). O referido indicador de custos da construção, que possui como fundamento legal a Lei 4.591/64, já passou por algumas modificações desde a sua criação, mas, sem dúvida, esta última é a mais completa e importante.

Para se chegar à nova norma foram mais de seis anos de estudos técnicos e de amplas discussões no âmbito da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e suas entidades filiadas (Sinduscon?s), envolvendo todos os agentes do mercado imobiliário nacional. Foi um processo que se caracterizou pela ampla transparência e grande participação do setor e sua cadeia produtiva.

O processo de revisão do CUB/m², que resultou na norma hoje em vigor, atendeu antiga aspiração do setor e da sociedade e interagiu nacionalmente toda a cadeia produtiva da construção, além de diversas instituições. O que faz com que o referido indicador continue espelhando fielmente a realidade de custos do setor.

Ressaltando, ainda, que o Custo Unitário Básico (CUB) é um custo meramente orientativo para o setor da Construção Civil, não sendo nunca o custo real da obra, pois este só é obtido através de um orçamento completo com todas as especificações de cada projeto em estudo ou análise. No entanto, a variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e até como índice setorial.

Alan Rodrigues de Medeiros
Estagiário de Engenharia